quarta-feira, 8 de julho de 2009

Capítulo 5 - Sinais de Avaliação e Fraude


A mentira é o óleo de lubrifica nossos contatos com as outras pessoas e nos permite a manter relações amistosas.


Existem dois tipos de mentira:
Mentira branca: Tem por objetivo fazer os outros se sentirem bem ao invez de dizer a verdade nua e crua.
Mentira maldosa: Tem por objetivo enganar outra pessoa em benefício próprio.

Os indicadores mais seguros para saber se uma pessoa esta mentindo são gestos que ela faz automaticamente, porque estes gestos ela tem pouco ou nenhum controle.

"Quando vemos, falamos ou ouvimos mentiras, nós tapamos a boca, os olhos e os ouvidos com as mãos"

*Porém levar a mão no rosto nem sempre significa mentira. Pode ser também: Sonegação de informação, dúvida, incerteza ou até mesmo exagero.

"Acreditamos mais nas pessoas atraentes do que nas menos atraentes"

Microgestos da mentira: Engolir em seco | Dilatação de contração da pupila | Suor | Piscar os olhos frequentemente | Franzir a testa.

Os oito gestos mais comuns da mentira:
Tapar a boca: Reprimir as palavras enganosas que estão sendo ditas.
Tocar o nariz: Ao mentir , a pressão sanguinea elevada faz formigar as terminações nervosas do nariz, fazendo assim nós o coçarmos rapidamente. (O formigamente occorre também quando estamos transtornados, irados ou ansiosos)
Esfregar os olhos: Ação que o cérebro faz para tentar bloquear coisas enganosas, duvidosas ou até mesmo desagradáveis. (Ação feita mais pelos homens. As mulheres costumam desviar o olhar)
Pegar na orelha: Ação simbólica de bloquear as palavras que estão sendo escutadas. (Pessoas ansiosas costumam também ter esta atitude)
Coçar o pescoço: Dedo indicador, geralmente mão direita abaixo da orelha. Se coçar 5x em média é sinal de dúvida ou incerteza. Gesto que nega a linguagem corporal.
Afrouxar o colarinho: Ao mentir a pressão arterial elevada faz nós suarmos no pescoço e sentir coceiras nele também. (Pessoas iradas ou frustradas costumam ter esta atitude também)
Dedo na boca: Esta ação pode ser associada a mentira, porém ele também pode ser um indício de uma necessidade de reasseguramento.

Capítulo 4 - Sinais com os Braços

Quando crianças nos escondiamos atrás de objetos ou atrás da saia de nossas mães para nos protejermos. Fomos crescendo e nossa barreira evoluiu para cruzar os braços.

O braço cruzado significa uma postura nervosa, negativa ou defensiva.

"Pesquisas mostram que quando cruzamos os braços em uma palestra, criamos pensamentos negativos a respeito do orador e prestamos menos atenção na palestra"

"Todos os nossos gestos são confortáveis quando correspondem a nossa atitude interna"

"Evite cruzar os braços em quaisquer circunstâncias, a não ser que sua intenção seja mostrar aos outro que vocês não concorda ou não quer participar da conversa"

As mulheres quando estão na frente de algum homem que a atrai, elas costumam cruzar os braços, porém deixa-los mais soltos e quando elas cruzam os braços sobre os seios é porque o homem não atrai.

Tipos de braços cruzados
Braços cruzados sobre o peito: Negativo ou defensivo - Criar barreira.
Braças firmemente cruzados com pulsos cerrados: Atitude agressiva, indica ataque.
Agarrar os braços com as duas mãos: Insegurança, negação e resistência.
Polegares para cima: Defensivo, porém confiante.
Abraçando a si próprio: Homens: Inseguro e nervoso | Mulheres: Inseguras, deslocadas e baixa auto estima.

DICA:
Uma maneira simples de fazer akguém descruzar os braços é dar algum objeto para a pessoa segurar ou pedir para que ela faça alguma coisa.

Outra maneira é perguntar se ela tem alguma pergunta a fazer ou alguma dúvida. Dica: Faça isso com as mãos espalmadas para cima.

"Perceber um "não" antes dele ser dito, você poderá tentar uma abordagem diferente"

A insegurança dos ricos e famosos
Ninguém gosta de deixar transparecer o nervosismo e a insegurança em público. Mesmo nós tentando nos parecer calmos e tranquilos nossa ansiedade aparece em outras formas de cruzar o braço.
Mulheres inseguras: Geralmente usam uma das mãos (cruzando o corpo) tocando em braceletes, pulseiras, relógio, bolsa, entre outros adereços.
Homens inseguros: Tocam em pulseiras do relógio, checam a carteira, mexem no botão do punho da camisa, entre outros.
Executivos inseguros: Entram na sala de reunião com uma pasta ou folhetos na parte de frente do corpo.

Sentar com os braços apoiados no braço da cadeira é um gesto de poder e forte.
Sentar com os braços caidos ao lado da cadeira é um gesto de submissão e derrota.

Capítulo 3 - A Magia dos Sorrisos e Risadas


Um sorriso natural produz rugas caracteristicas ao redor dos olhos. As pessoas pouco sinceras sorriem apenas com a boca. Os sorrisos verdadeiros são gerados incoscientimente pelo cérebro, o que significa que são automáticos.

O sorriso é um sinal de submissão. Quando sorrimos mostramos que não somos uma ameaça. Pessoas que não sorriam não querem parecer submissas.

O sorriso é contagiante
O ser humano tem mania de espelhar toda expressão que vê, isto significa que, nós automaticamente copiamos as expressões que vemos. Portanto quanto mais sorrimos mais teremos resltados positivos das outras pessoas. O sorriso tem o poder de influenciar diretamente as atitudes das pessoas ao nosso redor.

Cinco tipos comuns de sorriso:
Sorriso de lábios cerrados: "Tenho um segredo e não vou compartilhar com você."
Sorriso torto: Sarcasmo.
Sorriso de lado olhando para cima: Cabeça levemente abaixada e com lábios entre abertos - "Sou divertida, misteriosa e preciso que alguém cuide de mim" - Sorriso preferido entre os homens!
Sorriso de queixo caido: Sorriso alegre e divertido.
Sorriso de George W. Bush: As pessoas que sorriam o tempo todo passam a mensagem de que estão tramando alguma coisa.

Quando rimos todos os orgãos do nosso corpo são afetados de uma forma positiva. O riso estimula a produção de endorfinas, analgésicos naturais do corpo e agentes da sensação de bem-estar que ajudam a aliviar o estresse e curar doenças.

Quando choramos de tanto rir e nosso corpo formiga, as endorfinas liberadas pelo cérebro produzem um "barato natural", a mesma sensação dos viciados quando usam drogas.

"Trabalhar em um ambiente triste faz mal a saúde"

O humor vende. Acrescentar o humor aos anúncios faz crescer as vendas, pois o humor aumenta a aceitação dos consumidores e a credibilidade da marca.

Rir na hora certa
Pesquisas mostram que os subordinados sorriem mais na presença de seus superiores ou de pessoas dominantes. Esta pesquisa mostrou também que as mulheres sorriem muito mais do que os homens, o que pode fazer com que pareçam subordinadas ou fracas, em reuniões com homens que não sorriem. Porém nesta mesma pesquisa mostrou que as mulheres com expressões tristes foram consideradas as menos atraentes, e as que não sorriem foram interpretadas como infelizes. A mesma experiencia feita com os homens revelou que os que não sorriem são vistos como dominadores, resultado disso que as mulheres devem sorrir menos quando lidar com homens dominantes. E os homens que querem conquistar as mulheres devem rir o tempo todo em qualquer situação.

Estudos mostram que as mulheres riem para os homens por quem se sentem atraídas. E os homens se sentem atraídos por mulheres que riem para eles.

"Do ponto de vista do homem, dizer que a mulher tem senso de humor não significa que ela conte piadas, e sim que ela ri das piadas dele."